
A agulha de crochê é um material essencial para as produções artesanais dessa técnica. E para escolher a agulha ideal é preciso saber identificar o melhor tipo, modelo e tamanho para o seu trabalho.
Há muitas opções para trabalhos com fio de malha, barbante e outras linhas de crochê. Tudo depende da necessidade e da preferência pessoal, que pode ser em relação ao custo x benefício, à estética ou ao conforto esperado na hora de fazer o passo a passo do crochê.
A proposta aqui é fazer uma breve orientação sobre as opções existentes e as melhores opções para cada artesão.

A partir das informações e dicas que serão apresentadas, pode-se ter uma grande noção sobre a agulha de crochê e como ela deve ser comparada e escolhida, a partir dos principais critérios.
Observe os tipos e as recomendações com bastante atenção!
Tipos de agulha de crochê
Os tipos de agulha de crochê podem variar conforme o material usado para a sua confecção, ou seja, a base de produção e os tamanhos disponíveis.
Agulha de aço niquelado
É uma agulha feita com um material mais pesado, porém muito resistente. A desvantagem é o fato dela ser encontrada em tamanhos menores, apenas.

Ela é própria e ideal para os fios mais finos, pois os seus tamanhos variam entre 0,60mm e 2,10mm.
Agulha de alumínio
É mais leve do que a agulha feita de aço niquelado e já disponibiliza todos os tamanhos padrões para o crochê.

Esse material é o mais encontrado no mercado do artesanato para crochê, mas pode variar nas cores e na constituição do cabo a partir de outros materiais. Porém, quando ela é feita totalmente de alumínio o custo é bem menor.
Além de lindas e estilosas, quando as agulhas de alumínio são coloridas, elas colocam cada cor referente a um único tamanho. Dessa forma, a identificação por tamanhos fica mais fácil de ser feita e seu kit de agulhas fica ainda mais organizado.
Agulha de plástico
Essa agulha é a mais leve de todas, porque é feita, geralmente, de plástico oco.

Esse tipo também está disponível em todos os tamanhos, inclusive, dispõe de agulhas em tamanho jumbo. Além disso, elas também podem ser coloridas, possuindo um aspecto atraente e jovial.
Agulha de bambu
É um material ideal para trabalhar linhas de barbante mais grossas, ou fios de tecido e até fios de plástico, sendo que possui opções para todo tipo de tamanho.

Vale lembrar que o bambu é um material considerado ecológico, desde que seja usado na forma natural e sustentável. Ou seja, o bambu não deve passar por processos químicos, que se utilizam de materiais sintéticos e poluentes.