
É um dos formatos mais fáceis e, ainda assim, serve para criar peças maravilhosas como bolsa de crochê, cardigans, toppers, mantas para sofá, tapetes, porta copos, entre outras peças incríveis. De todo modo, chegou a hora de você aprender também a fazer um trabalho perfeito.

Existem vários modos de criar peças quadradas e é claro que, se você for iniciante, deve começar com as mais simples. Comece do básico visando o trabalho perfeito, pois com certeza vai ser possível chegar lá! Então, acompanhe a seguir as dicas para fazer esse crochê passo a passo.
Como fazer um crochê quadrado perfeito?
O famoso quadrado da vovó deve ser feito com muita atenção e repetição de pontos simples: ponto alto, correntinha, ponto baixo e ponto baixíssimo.

A partir do revezamento e agrupamento desses pontos, você pode criar um quadrado vazado com vários grupos e espaços. Ou um quadrado mais preenchido, deixando os pontos mais próximos na carreira. Contudo, deve-se atentar aos aumentos e diminuições, na medida em que o quadrado cresce de tamanho e recebe o seu acabamento no final.
O número de pontos nas carreiras deve ser respeitado, por isso é importante seguir uma receita no início. Além disso, preste atenção para não fazer um mesmo ponto em um tamanho maior ou menor do que outros.

O ideal é repetir o mesmo tamanho para todos os pontos, isso fica mais fácil com a prática constante. Por fim, o quadrado é bem marcado pelos cantos.

Então, fique atento na hora de criar os chamados “leques” que, geralmente, são formados por grupos de pontos altos que criam uma ponta triangular para marcar cada canto.
Como emendar quadrados de crochê?
Para emendar um quadrado de crochê no outro, primeiramente é preciso confeccionar esses quadrados para juntá-los por uma lateral. Sendo assim, quatro quadradinhos emendados podem formar um quadrado maior, por exemplo.

Existem duas formas mais populares para fazer essa emenda simples:
- A primeira pode ser pelo avesso, através de pontos baixos, deixando um efeito super discreto na frente.
- A segunda, pode ser feita durante a produção do segundo quadradinho, já na finalização da peça (última lateral da última carreira). Basta ir juntando o segundo quadrado com o primeiro, fazendo um ponto baixo nos espaços entre os grupos de pontos altos que formam a lateral do primeiro quadrado já pronto.
Modelos de crochê quadrado
Existem modelos clássicos que se baseiam na formação de um quadrado mais vazado. Podem ser de apenas uma cor ou bem coloridos.

O crochê quadrado pode ter muitos vazamentos, através do modelo que forma as carreiras e separa pequenos grupos de pontos altos através de correntinhas. Esse espaçamento pode ser ainda maior ou ainda menor, a depender do modelo.
Existem os mais simples que podem, inclusive, manter os pontos bem juntinhos para compor toda a superfície. Nesse caso, você vai ter uma composição mais plana, porém vai gastar mais fio/barbante.

Os que são feitos com o famoso ponto pipoca, que trazem um charme para a peça.